William Shakespeare
Nascido no ano de 1564 e falecido em 1616, William Shakespeare foi o maior poeta e dramaturgo inglês de todos os tempos. Devido amúltiplas inserções de assuntos ligados a anatomia, neurologia, fisiologia e áreas afins da medicina em suas peças, há autores que têm a impressão de que ele deve ter tido alguma formação médica. O volume de citações que faz de lesões incapacitantes, por exemplo, é bem expressivo. Há autores que comentam sobre a influência de algum médico em seus trabalhos. Embora sua filha Susanna tenha se casado com um médico (Dr. Hall) no ano de 1607 - médico esse que pode ter informado seu sogro quanto a alguns assuntos médicos - muito antes desse casamento Shakespeare já havia escrito mais de 20 peças, demonstrando um profundo conhecimento da medicina, da música, da filosofia e de outros assuntos.
Em diversas de suas obras o leitor poderá encontrar casos de fraturas graves, de mutilações e de deformidades congênitas ou adquiridas.
Como é universalmente sabido, Shakespeare escreveu peças imorredouras, repletas de poesia, tragédia, sabedoria, drama, comédia e lançando de quando em quando frases simplesmente lapidares.
Pelo menos pelos seus títulos, ou por terem sido imortalizadas em filmes, todos podemos lembrar Romeu e Julieta, Hamlet, Sonho de uma Noite de Verão, A Megera Domada, Rei Henrique V, Rei Lear, Macbeth, Otelo e outras mais.
Existem diversas outras peças, não tão conhecidas do grande público, nas quais o genial escritor insere pessoas com deficiências. São os casos de Rei Ricardo III, Rei Henrique IV, Rei Henrique VI, Rei Henrique VIII, Troilus e Créssida, A Tempestade, Titus Andronicus, Péricles e Otelo.
Taciane Farto
Este homem era muito inteligente, nao importa se era tragédia, comédia, frases, poemas, sonetos em tudo ele é perfeito!!! Cada obra dele é mais completa!!!! Foi muito importante estuda-lo, pois suas obras sao riquissimas de conhecimento! By; Natalia
ResponderExcluirConcordo com vocês, valeu a pena ter estudado Shakespeare, tudo que aprendemos sobre ele, levaremos conosco por toda nossa vida, não só na área profissional, mas pessoal(sentimental) também.
ResponderExcluirnossa o Shakespeare era tipo bombril, 1001 utilidades, entendida de tudo e fazia muito bem-rosiane
ResponderExcluir